Os Segredos da Criatividade

Baixar como e-book

Peço perdão pelo título desse artigo, pois corresponde ao título da obra de Silvia Adela Kohan. É sobre esse livro que quero conversar um pouco.

Não trata-se aqui de uma resenha, mas de comentários sobre uma obra muito significativa para todos nós, escritores de qualquer tipo.

Outro texto que, lembro agora, passa o sentimento de respeito e vontade de ensinar ao escritor, veterano ou iniciante, encontrei na obra A Jornada do Escritor, de Christopher Vogler, onde o autor esmiuça A Jornada do Herói.

Conheci a autora Kohan ao procurar material sobre diálogos. Encontrei o livro Como escrever diálogos, que ainda não comprei pois não saiu em formato EPUB.

Não sei se tenho tanta capacidade para avaliar um livro, mas o que a Silvia Kohan passa e da forma como o faz, não existe saída diferente para os escritores que não seja a prática, o que no caso do Os Segredos da Criatividade, não via de regra, acontece enquanto você ainda está lendo. São pontos, da criação literária, que ainda não vi abordados em outros livros. Mas não pensem que é uma receita; tem que ter um esforço para os exercícios sugeridos.

Citações de diversos autores conhecidos, contando sobre os seus períodos de criatividade e como encontram um texto partindo de uma imagem, é uma constante nessa obra.

Eu leio à noite, sentado na cama, enquanto todos dormem, inclusive a rua. E a autora diz, o tempo inteiro, de diversas formas , duas coisas: uma imagem é capaz de gerar mais de mil palavras; e saia da sua zona de conforto. Isso, no silêncio da madrugada, me provoca viagens oníricas onde, realmente, fica difícil imaginar que possa existir bloqueio criativo.

Em alguns trechos do livro, capítulos bem pequenos, eu fiquei me perguntando o motivo por estarem ali. Não encontrei resposta, mas também não prejudicou o valor da leitura da obra.

Vale muito ler o livro e pra quem gosta do formato EPUB, tem na Amazon.

Deixe uma resposta

2 × 3 =