Book Tour ou Livro Viajante

EM UMA ÉPOCA ONDE CLAMAMOS por ética e por honestidade; em uma época onde as redes sociais podem deixar à vista os participantes de um empreendimento e em uma época onde o número de escritores e de livros escritos, ambos brasileiros, é brutal, formam o perfeito ambiente para o book tour do seu livro.O book tour é uma modalidade de divulgação, particularmente boa para o escritor autopublicado. Alguns deixam por conta do leitor a divulgação de um parecer mínimo sobre o livro. Eu acho que deve ser “obrigatório” que o leitor participe com a sua opinião.

O processo é bem simples: a partir de um cadastro, normalmente feito por e-mail e atualizado na página do livro — ou outra, de referência — faz-se o livro iniciar a viagem pelos leitores, onde cada um terá um determinado prazo para ler o livro e, a seguir, enviar ao próximo da lista, custeando o envio.

Sim, esse processo já existe há anos, mas o peteleco inicial era, normalmente, dado pelos próprios leitores e o livro circulava em um pequeno grupo. Agora, o autor inicia e controla o processo e abre-se mão de o leitor fazer uma resenha. No final da viagem, o livro retorna ao autor que poderá sorteá-lo entre os participantes.

A quantidade de livros que iniciará a viagem vai depender do tamanho dele, pois irá influenciar no tempo máximo que será preestabelecido para lê-lo e, claro, no tempo em que um leitor irá aguardar para tê-lo em mãos.

Partindo das inscrições, você pode criar mais de uma lista, agrupando os leitores por região. Assim, o tempo e o custo do envio serão menores.

Bem, gente, é isso! É uma boa maneira de divulgar nosso trabalho e conseguir leitores fiéis.