Em foco, “O Analista de Informações”

Analista de Sistemas, Analista de Aplicação, Analista de Negócio, Analista de Informática, Analista de Micro informática, Analista de O&M (Organização e Método), etc.. São tantos títulos que ninguém sabe direito “QUEM É QUEM”.

Quem é o Analista de Sistemas que se encontra no mercado ? Normalmente, é aquele profissional que foi programador, muitas vezes um excelente programador, que para obter melhores salários aceita o “vôo” para o cargo de Analista de Sistemas. Outras vezes é o Analista de Sistemas que saiu da empresa e resolveu-se fazer do programador, um Analista de Sistemas.

Apesar de ter feito o curso de Análise em 1984, no IBPI, e uma das cadeiras do curso ser O&M, os Analistas de Sistemas e os Analistas de O&M, até hoje, continuam atuando em separado, quando na verdade, deveriam pertencer a uma mesma área da empresa e vou mais longe, deveria ser o mesmo profissional, talvez com o título de Analista de Organização, Sistemas e Métodos.

Não me acho o dono da verdade, apenas me baseio na experiência de 16 anos na área de informática. O Analista tem que ser de Informações ( salvo os especialistas ). A matéria prima do Analista tem que ser a informação, e é esta última que vai ser trabalhada para possivelmente ser automatizada. Este profissional tem que conhecer o Negócio aonde está atuando, tem que ter noções de Administração de Empresas, tem que conhecer Técnicas de Entrevista, ter noções mínimas de Psicologia, ter conhecimento abrangente e atual da Informática.

Certa vez, conversando com um profissional de Sistemas, eu expliquei que a empresa para a qual eu estava trabalhando, passava por um processo de Gestão pela Qualidade Total, o que ele então me respondeu: “O processo de Qualidade não influencia os Sistemas de Computador”. Que me desculpem os Analistas e profissionais que pensam assim, mas como pode algo influenciar os processos da Empresa, as vezes de modo dramático, não influenciar os Sistemas de Computação que são, ou deveriam ser, baseados nestes processos.

Entendam bem, não culpo os profissionais da área, mas existem Cursos famosos, que formam Analistas de Sistemas, onde a área de O&M não faz parte do currículo do curso. O próprio curso de O&M da FGV abrange a área de Informática somente a nível de Automação de Escritórios.

Os Analistas tiveram sua época de ouro, aonde eles eram os reis e senhores absolutos da verdade. Atualmente, o usuário não aceita nem pode aceitar esta afirmação como verdadeira. O profissional de Informações tem que ter consciência que o dono da verdade é o usuário. O Analista têm que ter condições de dialogar com o usuário, discutir e até mesmo opinar, ( por isso ele precisa que conhecer o Negócio ), mas a palavra final é do usuário.

Muitas vezes, sou obrigado a me policiar para não encaminhar a entrevista com usuário para o “lado da máquina”.

Um alerta. Cada vez mais são formados Analistas de Sistemas e lógico, o mercado vai ficando mais saturado. Sugiro que os profissionais de informação, ou se especializem ( Banco de Dados, Redes Locais, … ) ou então que ampliem seus conhecimentos em outras áreas, principalmente àqueles que vão lidar com o usuário e definir sistemas.

Publicado no Jornal do Brasil de 14/08/94

1 Comment

  1. Boa tarde!! Pela primeira vez ouvi dizer desta profissão Analista da Informação, que abrange o domínio da informatica entre outros …..
    Hoje faço parte do setor de telemarketing , que para o controle de qualidade no atendimento ao cliente , consolidação da marca , prospecção, pesquisas de satisfação para obter a melhoria continua da empresa. Participei de uma reunião com o meu líder , que destacou a importância do setor e de como a comunicação é importante para adquirirmos informações. Mas informações por si só , não valor algum , serão tão somente dados. Ele deu a dica , para que eu faça algum curso voltado para esta área , já que estou envolvida com a comunicação da empresa , para que eu aprenda a pegar a informação e traduzi-la em melhorias para empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *