Qualidade é uma atividade que finalmente amadureceu. Já passamos por uma série de visões da Qualidade, como por exemplo o CCQ, mas agora a Qualidade ultrapassa essas visões e caminha, por enquanto à passos curtos, em direção a consagração como Solução, não só empresarial bem como pessoal.
Notem que não me refiro a ISO 9000, que é um Certificado de Qualidade. Um documento que garante à terceiros,que determinada empresa trabalha nos moldes de Qualidade especificados pela ISO. Me refiro ao processo desencadeado que fez com que a ISO fosse uma conseqüência da Qualidade.
Já foi divulgado, e é uma verdade, que a implantação da Qualidade é um processo “top dow”, isto é, a Diretoria da empresa tem que comprar a idéia para que exista chance de sucesso na implementação da Gestão pela Qualidade Total.
Normalmente existe na empresa uma cadeia hierárquica que passa por Presidência, Diretoria, Gerência, Supervisão, etc … . “Os topos” dessa cadeia hierárquica é que recebe o primeiro treinamento sobre Qualidade, servindo depois como multiplicadores para o restante da instituição.
A parte alta desta cadeia hierárquica são justamente aqueles com melhores condições de vida, melhores salários e normalmente mais experiências acumuladas. Isto significa que : Mesmo que a Qualidade não tenha sido assimilada como Filosofia e sim como um instrumento de administração para aumentar os ganhos financeiros, ainda assim eles vão ter que se adequar a esta nova Filosofia. Vão ter que criar uma “casca” em tôrno de si mesmo, para “agradar”a Diretoria.
Então nós temos, mal ou bem, a cúpula da empresa engajada no processo de Qualidade, isto é ótimo e fundamental para o sucesso do empreendimento. Mas e as bases da empresa, o “chão de fábrica”, como fica esse pessoal, esse importante material humano que está na base da pirâmide hierárquica. Sim, pois se eles tambem não estiverem engajados, dificilmente a Gestão pela Qualidade será um sucesso. Observem que para a maioria destas pessoas, é mais difícil criar uma “casca “ para satisfazer a chefia. Eles têm uma série de problemas financeiros e emocionais, extra empresa, que faz com que a “casca” seja rompida com facilidade.
Não adianta ensinar para eles as ferramentas para levantamento de processos, círculo PDCA e todos os aparatos técnicos da Gestão pela Qualidade se não houver um trabalho anterior que os envolva no conceito de Qualidade. Eles têm que entender que a Qualidade, ou melhor, o trabalho, o “agir” com Qualidade sempre gerará ganhos, materiais ou não, dentro e fora da empresa.
Sempre foi dito que não se deve levar para casa os problemas que ocorrem na empresa. Muitas vezes o funcionário não consegue colocar “para fora” aquilo que está sentindo e é um processo acumulativo. Em algum momento, uma válvula de escape terá que ser aberta. Pode ser um amigo para desabafar, pode ser a esposa para acalentar, mas tambem pode ser o alcool, uma doença, um enfarto. É jogar com a sorte !!! Nos dias de hoje, no mundo empresarial, não se pode jogar com a sorte. O RISCO é muito grande.
A área responsável pela Qualidade na empresa, tem que se preocupar, e muito,com este aspecto. Se por um lado existem pessoas que incitam os funcionários a irem contra a empresa, a empresa por sua vez, tem que mostrar que ela deseja não só aumentar os seus lucros mas tambem fazer com que seus funcionários se sintam felizes, realizados, não só dentro do local de trabalho, bem como na sua vida pessoal.
A empresa tem que mostrar que o funcionário, o ser humano, é tão importante para ela como é para o Universo. Ele faz parte de uma enorme cadeia Cliente-Fornecedor e age sobre esta última em todos os momentos da sua vida. Seja no trabalho, em casa, na reunião social, na condução ou em qualquer situação. Deste modo e utilizando exemplos do dia-a-dia, o funcionário se identificará melhor com a filosofia da Qualidade.
Tem que fornecer exemplos práticos. É necessário mostrar ao vendedor que “uma noite mal dormida, poderá acarretar a perda de uma venda”, “que uma situação mal resolvida, normalmente fora da empresa ou até mesmo na empresa, acarretará infelicidade para si próprio e deste modo, também para seus clientes, que não serão bem atendidos “.
Existem uma série de exemplos que poderão ser utilizados. O importante é que o funcionário tenha a Qualidade como Filosofia de Vida.
Existem dois conceitos importantes na Qualidade. MISSÃO e PRINCÍPIOS. Missão é o que queremos da nossa vida pessoal ou da vida da empresa e Princípios são as leis que devemos seguir para conseguir atingir a nossa Missão. Utilizando o Novo Testamento como documento histórico, veremos que conceito de Qualidade já estava presente. Qual a missão ? Fazer com que os homens se amem uns aos outros. E de que maneira fazer ? Seguindo os 10 mandamentos ou os 10 princípios.
Não podemos esquecer que vivemos em um regime Capitalista onde o Lucro é importante. É consequente e natural que tendo funcionários felizes, eles produzirão mais e melhor, serão preocupados com a Qualidade dos seus produtos ou serviços e aumentarão os lucros da empresa.
O importante é que a Qualidade seja não só um padrão da empresa mas também do ser humano e o papel da empresa é fundamental para atingir este objetivo.