Conscientizar para Competir – Uma Necessidade.

Vivemos, com total certeza, na Era do Resultado.

Nada, nada mais pode ser feito sem que tenhamos uma meta a alcançar.

A consciência de que cada um de nós é uma empresa, faz parte de um processo de conscientização universal da necessidade, cada vez mais presente, de termos um objetivo na vida.

Necessitamos urgentemente a reaprender que a responsabilidade pelo nosso destino, pela nossa (r)evolução, pela nossa vida, é exclusividade nossa.

Entretanto, a empresa VOCÊ tem alguns componentes que precisam ser vistos com outros olhos.

Vejamos, primeiro, os componentes comuns.

Em primeiro lugar, apesar da moda de profissionais generalistas, você tem que ter um produto, um serviço para vender. Em alguma coisa você tem que ser especialista e generalista nas demais, pois é essa especialidade (ou uma tendência a) que você irá vender. Esse será seu carro chefe.

Em segundo lugar, tem que vender o seu produto final.

Estamos acostumados a utilizar o “Curriculum Vitae”(CV) como único meio de marketing.

Bem, caso tenha se graduado em uma Universidade de 1ª linha, mestrado na FGV, Harvard ou MIT, fluência total em inglês, espanhol e francês, atuado em empresas multinacionais ou nacionais de grande porte, talvez a utilização única do seu CV, seja suficiente para vender o seu produto. Caso contrário, esqueça. Você precisará mais do que isso.

Comece com urgência a formar uma rede de relacionamentos. Assim como as empresas fazem o cadastro dos clientes, comece a cadastrar seus amigos, colegas, conhecidos, amigos dos amigos. Não estou dizendo que você deva fazer amizades por interesse e sim utilizar os caminhos da sua rede de relacionamentos. As melhores oportunidades acontecem por indicação.

Se não for um Administrador de Empresas, faça pelo menos um curso de aperfeiçoamento ou especialização nessa área.

Se você gosta de escrever, escreva artigos para revistas e jornais. Se gosta de falar em público, dê aulas, apresente-se em um seminário ou congresso. Não sendo o seu caso, pelo menos compareça à seminários e congressos. Torne-se presente, torne-se aparente. Deixe que as pessoas reparem em você.

Vejamos por outros ângulos.

A grande maioria já ouviu a frase “Tem que vestir a camisa da empresa”. Esqueça !!

Vista a sua camisa, a camisa de VOCÊ.

Quem contratou os seus serviços, formou uma parceria entre a empresa e VOCÊ. Na parceria todos ganham. Pode acontecer, mas não exija que a empresa invista em você, essa tarefa é sua, da sua empresa, de VOCÊ .

Mas seja ético. Se houve um investimento, o outro lado espera um retorno desse investimento.

Da mesma forma, se você está na fase de ir para o emprego, aguardando o pagamento. Se domingo à noite, vem aquela melancolia de ter que trabalhar na segunda-feira. Está na hora de formar outra parceria. Os dois lados, nesse caso, estão perdendo.

Certamente, muita gente não vai gostar do que vou escrever, mas uma das melhores coisas que aconteceram, foi o desemprego.

Dizem que crescemos na adversidade. É uma realidade.

O desemprego, que é a nível mundial, nos faz pensar e repensar no que é importante para nós. Nos faz levantar da cadeira e nos mexermos. Nos faz parar de reclamar e agir mais. Ainda que desagradável, nos faz sentirmos vivos. É a causa que gera, o efeito.

Causa e Efeito. É a Lei maior, que governa tudo, inclusive o seu sucesso. Nada acontece por acaso.

A conscientização parte do entendimento da Lei de Causa e Efeito.

Entenda que quando se trata de nos vermos como uma empresa, não estamos restritos à nossa pessoa somente. A Empresa Única ou VOCÊ tem uma dimensão muito maior.

Não existe uma pessoa que não deixe seus problemas pessoais influenciarem o lado profissional e vice-versa. Somos um único ser, totalmente indivisível.

Indivisível nos faz pensar no todo. Esse todo vem a tempos sendo muito disseminado pela expressão “holística”, principalmente após o surgimento da Gestão pela Qualidade Total., mas caiu no uso comum e perdeu muito do sentido real.

O que importa é que sejamos conscientes de que nossas ações e pensamentos têm a capacidade de plasmar a realidade para melhor ou para pior e com toda certeza poderemos utilizá-las para melhorar. Só depende de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *