O Solucionador

Você conhece esse profissional ?

Não, não é um cargo, tampouco profissão, no mercado de trabalho ele é inexistente, ainda que tenhamos, de fato, diversos profissionais exercendo a função.

Normalmente é aquela pessoa que acreditou na onda do «profissional generalista». Tem uma alta taxa de criatividade, ainda que movido essencialmente pelo óbvio. Geralmente, uma grande capacidade de observação. Ouve mais do que fala. Não gosta de aparecer, ainda que goste de ser reconhecido pelo seu trabalho.

É bem relacionado com todos na empresa. Tem algumas «quase» especializações e um conhecimento grande sobre outros assuntos, quase todos, de alguma forma interligados. É movido por desafios, não importa quais. Se queima uma tomada ele mesmo a troca e avisa à manutenção. Se surge um problema geralmente acha a solução, que por ser óbvia, os «especialistas» não havia pensado.

Tem a capacidade de sair de um departamento para outro e continuar apresentando resultados. Seu nome quase não aparece pois é um gerador de idéias, de soluções, que serão desenvolvidas pelos especialistas. Tem uma grande capacidade de aprendizado, de assimilar novas idéias, mesmo que de imediato não passem por um senso crítico comum. Não é um empreendedor no sentido lato da palavra, mas suas idéias, normalmente, geram resultados positivos.

É um sonhador, mas ainda que paradoxal, tem os pés no chão. Tem a necessidade de trabalhar no problema imediatamente e desenvolver a solução por inteiro. Por ser criativo trabalha vinte e quatro horas, pois a solução pode surgir a qualquer momento. É um adepto do benchmarking, fonte de soluções.

Gosta de trabalhar em equipes, mas em algumas situações prefere o isolamento. Debate suas idéias e aceita críticas. É capaz de reconhecer que não conseguiu a solução e pedir ajuda. Está sempre disposto a ajudar.

É um incentivador. Tem a honestidade como um dos princípios fundamentais. Não suporta a rotina e procura melhorá-la o tempo todo. É, muitas vezes introvertido e em outras tantas, extrovertido. Desanima facilmente se deixar para iniciar no dia seguinte, mas é perseverante quando inicia de imediato.

Vibra pelo sucesso da empresa mas não trabalha «para» ela. Trabalha pelo sucesso próprio e da equipe; como conseqüência, pelo da empresa. Acredita no sistema de parceria. É adepto do ditado "Uma mão lava a outra, desde que as duas estejam limpas".

Com certeza você conhece profissionais com essas características. Talvez sem uma ou outra e talvez com mais uma ou outra. Infelizmente nem sempre é valorizado, ou melhor, quase nunca.

Quando é alçado a um posto de gerenciamento ele se torna um profissional bem mais conhecido. Ele é um Líder.

É um Líder por que sabe gerenciar pessoas. Em várias situações permite e incentiva o surgimento de outros líderes. Sabe que a liderança, muitas vezes é situacional.

Um Líder que quando se integra a equipe, não lidera; participa.

Preste muita atenção quando estiver a frente de um solucionador. Se a vida der chance, ele será um Líder.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *