Uma Nova Cor no Mercado Editorial

pdf_ico(2)

por Silvio T Corrêa

Na verdade não é uma nova cor apenas, mas duas. Amarelo e azul. Yellow + Blue.

A “Yellow + Blue Digital Content” é uma empresa brasileira que está dando muito que falar após o lançamento do livro, em formato app para tablets (iPad, Androids e Blackberry), Frankie for Kids. Bom, mais adiante eu falo sobre esse sensacional trabalho da empresa YB.

A YB já trabalha com projetos gráficos, ilustrações, projetos editoriais e reportagens para revistas, sites e livros, através da jornalista Samira Almeida e do designer gráfico e ilustrador, Fernando Tangi. Contudo, sentiram a necessidade de algo mais, e que realmente fizesse a diferença. Aqui entra, efetivamente, a parte editorial.

Todos nós já sabemos que o livro digital, desde o lançamento do Kindle, pegou o seu lugar no mercado. Após o lançamento do iPad e companhia, a posição do e-book foi solidificada. Pena que as editoras não acompanharam os lançamentos dos dispositivos e muitas geraram seus livros digitais como cópias dos livros físicos. Claro, ficaram mais baratos, pois o papel e a impressão desapareceram, mas foi só. Não gerou qualquer atrativo que levasse o romântico leitor do livro físico a experimentar o livro eletrônico.

A interatividade, principalmente no caso de e-books infantis, é fundamental para a criança e para os pais que contam histórias para seus filhos. Essa é a marca que a YB está deixando. A possibilidade de interatividade em produtos editoriais.

Através de um estúdio moderno e técnicas apuradas, a empresa desenvolveu um método de trabalho permitindo que seus produtos usufruam das tecnologias embarcadas nos tablets. Com isso, os livros digitais deixaram de ter apenas letra e desenho e passam a ter movimento, que acompanha o movimento feito no tablet pelo leitor. (Veja o vídeo do lançamento do “app book” no final do artigo.)

Vamos falar do Frankie for Kids.

O livro eletrônico — vamos chamar só de app book, nesse caso —, lançado como o primeiro produto da YB Digital Content, foi baseado na antiga história do Frankenstein que todos conhecemos e gostamos, e as crianças adoram. Mas seria um app quase sem graça se não fosse a interatividade existente. É possível, até, a criança aplicar uma foto sua ao rosto do Frankie e compartilhar no Facebook. Mas não é só isso.

De acordo com as informações da Yellow + Blue, em “Frankie for Kids” o leitor pode movimentar objetos, acender e apagar luzes, olhar através de um buraco, navegar uma pequena embarcação, dar pulsação a um coração e viajar na leitura, ouvindo sons que divertem e surpreendem.

Com isso, quem ganha mesmo é o mercado editorial brasileiro que passa a ter a oportunidade de um parceiro brasileiro, de primeiro grau, para atingir as expectativas dos usuários finais com material de alto nível, já que os planos da YB são de trabalhar em parceria com editoras e agências de publicidade.

Vocês sabem que eu viajo mesmo.

Imaginem uma revista de decoração, onde você possa mudar os móveis de lugar, alterar as cores das paredes, ter opções para mudar o “home theater” e outras coisas mais. E que tal uma revista de moda onde você possa alterar o número do manequim, mudar o modelo da roupa ou, quem sabe, até o tecido? Acho que seria ótimo.

Assim, constato que, definitivamente, pelas “mãos” da Yellow Blue Digital Content, o Brasil entra em um novo patamar editorial, em que as empresas poderão apontar sua artilharia, munidas da interatividade.

Ficou curioso. Tudo bem. Visite a Yellow Blue Digital Content em www.ybdigitalcontent.com.br.

Como eu disse, abaixo está o vídeo de lançamento do “Frankie for Kids”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=WAjdFaIumfE]