Escritor Empreendedor

por Silvio T Corrêa

O Empreendedor, na definição dada pela Wikipédia:

“O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.”

Por essa definição, quem nunca, nenhuma vez, empreendeu? Acho que todos nós já o fizemos. Contudo tem gente que empreende a todo momento e não é, simplesmente, uma questão de “atirar para todo lado”, mas de tentativa e erro como acontece com as “coisas” novas, com as tecnologias novas e, até, com as doenças novas.

Lembro-me que em 1991 pouco se falava sobre síndrome do pânico, pelo menos no Brasil, e para muitos era pura frescura; “pití” como dizem os médicos. Nesse ano, 1991, eu tive a primeira crise de “frescura” e fui, claro, à médicos. Receitas mil, remédios importados, manipulados caríssimos e nada resolveu, pois era a questão da tentativa e erro, de persistência. O que solucionou as minhas crises, em mais de 80%, foi um remédio baratinho; o clonazepan. A persistência deu, enfim, resultado.

O Escritor, ainda que muitos não se achem como tal, é um Empreendedor, e que busca o lucro sim senhor. Ainda que muitos digam que escrevem por amor a arte, pelo simples prazer ou para dar vazão ao seu “eu” interior, todos querem ter lucro, que pode vir sob a forma de moeda ou sob a forma de mais visibilidade (que, certamente, se transformará em moeda).

Mas o Escritor, haja vista a enorme — gigantesca — quantidade de novos escritores, está em uma situação que não lhe permite sair atirando em direções diversas, para qualquer circunstância. O Escritor Empreendedor precisa de persistência, consistência — um artigo/crônica de Jerônimo Mendes, sobre esse assunto, está em http://goo.gl/CzVVGJ —, precisa escrever o tempo todo, sobre assuntos variados, e aqui cabe o termo “atirar em todas as direções”, experimentando os resultados, as opiniões e definindo/aprimorando o seu estilo próprio.

Muitos escritores disponibilizam em seus currículos/perfis, atividades totalmente diversas da do escritor, como sendo as principais atividades. Como alguém saberá que esse profissional escreve? E bem?

Quer estabelecer-se como um escritor profissional? Precisa escrever e buscar aprimorar, aprender. E é verdade que precisa também ler, mas para o escritor, ler e não escrever só terá o benefício da leitura, do entretenimento. Precisa ler criticamente, aprendendo com os erros e acertos do escritor publicado. Precisa analisar o texto. Quase não há entretenimento, só trabalho.

Sempre quis escrever sobre o Escritor, enquanto Empreendedor. Agora, está feito.