Sobre o livro Missão pré-sal 2025

Peguei uma linha de leitura de romances policiais e tem sido uma agradável experiência; principalmente por serem de autoras brasileiras.

Ultimamente tenho lido alguns romances, de variados gêneros, que trazem uma ou outra mensagem fora da trama (out-plot). Em tempos de politicamente correto não acho nada demais, contanto que não pese na mão. Como ex-fumante, um texto dizendo “… tentando a todo custo não tragar aquele veneno…” me tocou. A autora teve a sensibilidade de dar essa única mensagem, não cansando o leitor.Bem, o livro que eu li é Missão pré-sal 2025, da autora Viviane Geber. Fiquei meio reticente por causa do título, achando que ─ influenciado pela atual época em que vivemos ─ o enredo descambaria para o lado militante da política. Felizmente, não foi o caso.

Vamos falar sobre o livro.

Eu arrisco a dizer que é um thriller pronto para virar um filme, devido a precisão da autora em não procurar esticar as cenas com textos de explicações sem importância e que nada agregam à trama, com exceção de mais páginas, somente.

Raríssimos erros e sem palavras rebuscadas, com uma linguagem agradavelmente coloquial, fazem do texto uma leitura muito prazerosa. Sobre a trama, a autora mostra um excelente conhecimento ─ eu não sabia que ela é militar ─ dos meandros das forças armadas brasileiras. Podem ler tranquilamente, pois as instituições militares citadas no livro, ainda que em uma história ficcional, existem.

Os diálogos também são precisos, sem muitas firulas, algo que está se tornando raro nos romances atuais. Como todo bom romance policial, a autora Viviane Geber permeia o desenrolar da ação com situações em um trio amoroso, mas sendo muito sutil e não atrapalhando o desenvolvimento da trama principal.

É um ótimo livro e recomendo fortemente.

#sobreolivro

Esse texto foi publicado, originariamente, em sceditor.silviocorrea.com.br